
Áreas de Intervenção
Linguagem na criança

A aquisição da Linguagem é um processo dinâmico que envolve processos biológicos, mentais e ambientais. Quando algum destes processos é alterado, surgem os problemas de Linguagem como ADL (Atraso de Desenvolvimento da Linguagem) ou as PEDL (Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem).
- Até aos 12 meses ainda não produziu nenhum som, não mantém contato ocular nem mostra interesse na interação?
- Tem dois anos e ainda não fala ou fala muito pouco?
- Não compreende o que lhe dizem ou tem dificuldade de expressar o que quer?
- Constrói frases curtas e/ou incorretas?
- Usa frequentemente palavras genéricas (ex: Este coiso; Isto põe ali assim; ...)
- Necessita que o adulto adapte o seu discurso quando comunica com ela?
Fala

Para falar é necessário haver integridade dos orgãos articulatórios: Lábios, lingua, bochechas, véu palatino, dentes e palato duro.
Hábitos nocivos como o uso de Chupeta e Biberon até depois dos 3 anos, chuchar no dedo ou na lingua, e respirar pela boca, podem prejudicar a produção de Fala, originando uma Perturbação Articulatória, com distorções nos sons (p.ex "sopinhas de massa").
Quando o sistema articulatório está integro e houver trocas de sons, até a fala ser por vezes ininteligivel, pode pensar-se em Perturbação Fonológica, que se refere a uma organização deficiente do sistema fonológico (sons) da linguagem.
Linguagem e Fala - Adulto

Os disturbios de linguagem e/ou fala nos adultos podem ter diversas cusas: AVC's, traumatismos craneo encefálicos, neoplasias, doenças degenerativas. Estes disturbios afetam o dia-a-dia do individuo e também da sua familia, dificultando a comunicação e deixando uma sensação de impotência em ambos.
São vários os diagnósticos nest área: Afasia - perturbação da linguagem (compreensão e expressão); Disartria - perturbação da fala; Alexia e Agrafia - Perturbação da leitura e da escrita.